quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cauê, primeiro dia no peito!

Experiência inesquecível! Hoje, mesmo estando na UTI, a enfermeira me pediu pra colocar meu pequeno Cauê no seio, pra sentir meu corpo, meu cheiro e ver se dava umas chupadinhas.
Gente, que emoção. Fiquei transbordando alegria.
Eu que me preparei tanto para um parto respeitoso, também me preparei muito para esse momento, lendo artigos e mais artigos sobre tudo, como fazer certo, como não fazer, benefícios, etc. estava com meu pequeno no peito.Quando recebi a notícia que tomariam leite pela sonda e não no meu peito por serem fraquinhos de mais, parecia ter perdido o chão. Sem falar no benefício de ter o bebê sentindo a mãe e a criação de vínculo que a mamada no peito cria, e que não aconteceria tão cedo.
Hoje no entanto, foi maravilhoso, tive que segurar as lágrimas. Meu sonho está se realizando aos poucos. Ver meus bebês bem, tentando mamar, não tem preço. Sabendo que são prematuros e que o meu leite é mais importante ainda nessa hora, a alegria é multiplicada!
Pra quem ainda não sabe ou tem dúvidas, o leite materno é o alimento completo e tem defesas adequadas ao bebê prematuro, protegendo-o contra infecções, desnutrição, alergias e outras doenças. Além disso, o ato de amamentar propicia contato direto entre a mãe e o bebê, sendo mais uma oportunidade para favorecer o estabelecimento de vínculos afetivos, indispensáveis ao desenvolvimento físico, emocional e social ao longo de toda infância .
Ontem mesmo estava pesquisando mais um pouquinho sobre amamentação, só na expectativa desse grande momento chegar.
Bebês como os meus prematuros são fraquinhos e tem maiores dificuldades nas mamadas. Para ajudá-lo a sugar a mãe pode estimular o reflexo de procura, roçando seu seio ao  lado da boca do bebê (o lado que estiver próximo) para ajudá-lo a procurar o mamilo abrir a boca. Quanto mais acordado o bebê estiver, melhor! Para o bebê sugar, ele precisa abocanhar grande parte da rodela (parte escura ou aréola) abrir e fechar a boca e movimentar a língua para frente e para trás. A mãe pode senti-lo fazendo isso e ouvi-lo quando engole o leite. No início, ele poderá apenas lamber o peito (como o Cauê fez hoje), mas, com esta experiência, ele vai aprendendo a sugar. Outra forma de ajudar, é mantê-lo sempre aninhado no colo ou no berço. As pernas têm que ficar encolhidas, os braços voltados para o centro do corpo e a cabeça levemente inclinada em direção ao peito, do bebê. Na hora da mamada, a mãe pode segurar a mão do filho ou colocá-la perto de seu peito ou da sua boca. Eles adoram isso.
Pena que o marido não estava comigo e não tenho foto para mostrar!
Fonte da imagem: Ecus Kids


2 comentários:

  1. Cintia querida, que emoção!

    Fico feliz a cada novidade, acompanho atentamente cada avanço, ainda que distante fisicamente.
    Gratidão por compartilhar conosco dessa alegria!
    Felizes e abençoados Caique e Cauê, Cintia e Carlos! Vibrações positivas a essa linda família!

    Que chegue logo o dia de podermos visitá-los...

    Bj,
    Maris

    ResponderExcluir
  2. Oi Maris,

    Eu que agradeço o carinho. Logo, logo, estaremos em casa e você e a Simone poderão conhecê-los!

    ResponderExcluir